Pesquisar neste blogue

terça-feira, 13 de outubro de 2009

SURYA NAMASCAR (MAIS VARIANTES)


Aqui vos deixo com mais umas variantes para abordarem a prática de Surya Namascar (saudação ao sol). Neste vídeo encontrarão diferentes séries da saudação, podendo estas ser praticadas em separado, ou nas combinações que mais vos agradarem e cumprirem os propósitos que vos motiva a inserirem-nas nas vossas práticas.


As saudações representam um importante trabalho no estudo do yogin no que toca à compreensão do ásana: o alinhamento do corpo, a transição entre cada ásana, e a sincronicidade entre a respiração e o movimento corporal. A isto devem ser devidamente combinados os drishtis (fixação ocular) e os bandhas (contracção, sucção ou pressão de grupos musculares), por forma a potenciar o efeito desta prática.


As recomendações práticas para Surya Namascar são as seguintes: respiração sussurrante (ujjayi - vitoriosa), activação/contracção do esfíncteres e pélvis (mula bandha) e do baixo ventre (uddiyana bandha) e fixação ocular (drishtis) durante a prática sequencial dos ásanas coordenados com a respiração.


Com estes videos procuro principalmente motivar e inspirar os praticantes e estudiosos do yoga ao conhecimento e prática destas técnicas que considero importantes no desenvolvimento e crescimento da minha prática pessoal.


No entanto, estas propostas não implicam a substituição de um professor de yoga devidamente competente para conduzir o praticante numa prática progressiva e saudável, com vista no seu crescimento pessoal e evitando devidamente a possibilidade de lesão por falta de conhecimento ou inexperiência, ou interpretação errónea das técnicas. Consultem o vosso professor ou instrutor de yoga, e caso pratiquem por conta própria, sejam conscientes que não existe alguém além de vocês mesmos responsável pela vossa integridade geral.Boas práticas!



BEBÉ SURYA A CAMINHO

Aqui ficam as primeiras fotos dele (pelo menos que sejam inteligíveis ao olho de alguém além do radiologista), que ao mesmo tempo serão as últimas fotos que veremos dele antes de saltar cá para fora.

Já só faltam 2 meses, já tem 1,850kg e mede 37 cm. Tá previsto nascer entre 4 e 16 de Dezembro, e nascerá com o peso mínimo de 3,600kg (dizem os médicos), mas quem decide o nascimento é sempre o bebé. A minha vontade é que seja feita a sua vontade! Sem pressa, aproveita o bem bom, a atenção e o amor incondicional da mamã, quando saires cá para fora percebes que não há nada como essa primeira casa.

Nesta altura ele já abre os olhos, mas não conseguimos apanhá-lo de olhos abertos para a fotografia, deve ter ficado ofuscado com o flash, hehehe...

Bom, lá para Dezembro já temos este Sol a brilhar cá fora, dentro de pouco tempo ficarão a conhecê-lo um pouco melhor. Até lá, tudo de muito bom para ti bebé lindo!