Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

"Manasam Karma - Meditação" - Swami Dayananda Saraswati


Sobre a meditação clássica Saguna Brahma Vishaya Manasa Vyaparah.

"Tal como a onda que se ergue do oceano pertence ao oceano, e se absorve no oceano, uma onda pode identificar-se como sendo grande e outra como sendo pequena. As ondas vêm e vão. O oceano pervade a onda, mas a onda tem a sua própria localização, tamanho e duração. Da mesma forma, tu estás ligado com Īśvara. Assim, Īśvara é o altar com o qual estabeleces uma relação, e a meditação é uma atividade que ilumina essa relação."
Dayananda Saraswati

Meditação Nirguna Upāsana: meditação de identificação com Brahman (causa existencial) sem atributos

Om
Observa a mente. Como? Não existe uma técnica para observar a mente, simplesmente observa. Ou tenta olhar para a mente. Tenta. Tenta. Tentar é o mais importante. Tenta olhar para a mente. Observar a mente, ou melhor, tentar observar a mente é meditar.

Mantém-te atento a todo o tipo de ideias acerca da meditação, de maneira a que possas meditar aqui e agora. Tenta observar a mente. Enquanto tentas observar a mente, uma inteligência escondida até então nas profundezas da mente, eclipsada dentro da mente até então, passa para primeiro plano. A vida não é acerca da mente mas sim acerca da inteligência, e isso passa para o primeiro plano.

Então, observa a mente. Se tu entendes bem a tua mente isso é inteligência. O que é a mente? É um fluxo, um fluxo de pensamentos, de pensamentos aleatórios, pensamentos conectados ou desconectados, emoções, não somente pensamentos simples mas também emoções, ideias, como pensar em Deus é uma ideia, conceitos como eu sou um brahmana, eu sou português, conceitos, noções, isto e aquilo, etc, etc., isto é a mente. Um fluxo, um fluxo constante, isso é a mente.

Tenta observar a mente. É muito interessante quando tentamos observar a mente. No que é que a mente está a pensar agora? Existe uma clareza, uma especificidade, enquanto observas a mente. Enquanto observas a mente tu estás totalmente presente.

Essa inteligência que conhece a mente e que observa a mente é a liberdade. Tu és livre. És tão livre quanto o espaço, e a liberdade é amor. Existe amor e tu és livre, e existe também aprendizagem quando és livre, aprender a amar e amar aprender. E tu és livre. A liberdade é o amor.

Amor expressa-se na forma de oração, não a prece complexa da mente que é livre de conhecimento, não a prece linguistica da mente, mas a prece plena de alma na forma do som cósmico Om. Om é um som internacional, nao necessariamente linguistico. O caminho para a prece pelo om é, compreende primeiro, é primeiramente inspirar sem prender o ar dentro, e depois expiro enquanto associo o som Om com o folego da expiração, um om longo. Só desta maneira, com a expiração. Depois inspira, e de seguida expira a sílaba om e observa o silêncio que se segue. O silêncio é livre de qualquer atributos.


Tu és essa inteligência que observa livremente, sem mudança, sem princípio nem fim. Tu és livre. Tu amas e és livre. És amor e liberdade. Tu és essa Consciência. Tat Tvam Asi! Tu és Isso!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

ACOMODAR O MEDO


A chave para ultrapassar a influência do inconsciente é saber como lidar com os padrões de pensamento. Só aí podemos acomodar o medo. Para acomodar o medo, temos de ter espaço. Quando queremos afastar o medo, é porque temos medo do medo. O medo não necessita de ser removido. Na realidade, o medo deve de ser bem recebido.

Supõe que existe medo da morte. É uma parte da mente inconsciente e remonta até à infância. De facto, neste caso, tu não estás a convidar a morte, nem é necessário, porque quando esta chega não há como impedi-la. Uma coisa boa acerca da morte é que ela só chega uma vez. Este exemplo do medo da morte, trata de facto do medo de um evento, o medo de perder estatuto, nome, posição, fama, poder, trabalho, e por aí adiante.

Estes medos devem de ser bem recebidos, pois quando os aceitas, o medo desaparece. Quanto mais tentas evitar o medo através de te entreteres em outros pensamentos ou outras buscas, mais o medo se enraíza. Se o aceitas, então não mais tens medo de sentir medo. Caso contrário, tens medo de ter medo de ter medo de ter medo... Quando aceitas e afirmas para ti mesmo que não tens medo de sentir medo, algo mágico acontece, imediatamente ganhas espaço.

Este espaço é alcançado pela meditação. Este espaço tem de ser descoberto dentro de ti. É aqui que a meditação ajuda, a meditação revela o espaço para observares as tuas próprias emoções e a tua forma de pensar. Aí podes tornar-te um swami. Um swami é alguém que tem mestria sobre a mente. Qualquer pessoa pode ser um swami.