Pesquisar neste blogue

terça-feira, 5 de maio de 2009

SURYA NAMASKAR (VARIANTE) E AKÁSHA NAMASKAR

Aqui ficam dois videos caseiros com demonstração de duas saudações: Surya Namaskar (Saudação ao Sol - uma das demais variantes desta saudação) e Akásha Namaskar (Saudação ao Éter - saudações ao yogin Simão Monteiro por esta deliciosa proposta).


As saudações representam um importante trabalho no estudo do yogin no que toca à compreensão do ásana: o alinhamento do corpo, a transição entre cada ásana, e a sincronicidade entre a respiração e o movimento corporal. A isto devem ser devidamente combinados os drishtis (fixação ocular) e os bandhas (contracção, sucção ou pressão de grupos musculares), por forma a potenciar o efeito desta prática.

As recomendações práticas para ambas são as seguintes: respiração sussurrante (ujjayi - vitoriosa), activação/contracção do esfíncteres e pélvis (mula bandha) e do baixo ventre (uddiyana bandha) e fixação ocular (drishtis) durante a prática sequencial dos ásanas coordenados com a respiração.

Esta combinação de técnicas pode e deve ser melhor compreendida para uma prática mais eficaz através do estudo do sistema de yoga Vinyasa Krama (ou Vinyasa Yoga).

Para perceberem um pouco do que trata este sistema, imaginem o equilíbrio entre a força e a flexibilidade, entre a leveza e a intensidade, entre o movimento e a estática, resultando no movimento subtil da força vital, na manifestação do prána na atitude e postura do praticante, uma ligação intrínseca entre o mundo externo e o mundo interno.

Vinyasa é um sistema organizado onde observamos gradualmente a nossa evolução, é essencialmente uma atitude com a qual se aborda a prática passo-a-passo, independentemente se praticamos pránayáma, ásana, ou qualquer outra técnica. A ideia é manter a mente cuidadosamente atenta na prática e na atitude, combinando dinamicamente bandha-pránayáma-ásana-drishti numa acção de inigualável unidade, e mantendo-nos desta forma focados no momento presente. O ancestral yogin Vamana refere que sem vinyasa o controlo do ásana não poderá ser dominado. Fica aqui a dica para vos despertar o interesse!


Para uma descrição pormenorizada do processo a desenvolver na prática de Akásha Namaskar, recomendo-vos uma visita ao blog do Simão em http://www.yogabindu.blogspot.com/, onde encontrarão um artigo referente a este tema.


Com estes videos procuro principalmente motivar e inspirar os praticantes e estudiosos do yoga ao conhecimento e prática destas técnicas que considero importantes no desenvolvimento e crescimento da minha prática pessoal.

No entanto, estas propostas não implicam a substituição de um professor de yoga devidamente competente para conduzir o praticante numa prática progressiva e saudável, com vista no seu crescimento pessoal e evitando devidamente a possibilidade de lesão por falta de conhecimento ou inexperiência, ou interpretação errónea das técnicas. Consultem o vosso professor ou instrutor de yoga, e caso pratiquem por conta própria, sejam conscientes que não existe alguém além de vocês mesmos responsável pela vossa integridade geral.

Continuarei a postar mais videos com outras saudações igualmente interessantes, fiquem atentos! Namasté!

VIDEO SURYA NAMASKAR

VIDEO AKÁSHA NAMASKAR

Sem comentários: