Pesquisar neste blogue

sábado, 27 de novembro de 2010

MEDITAÇÃO EM FORMA DE PRECE 1


Eu trago Ishvara,o Senhor, para a minha vida quando reconheço a minha fraqueza, a incerteza, e a incapacidade para ordenar as coisas como eu quero. Existe incerteza quando me refiro ao preenchimento dos meus desejos e pelo que anseio. Existem limitações de força em termos de vontade e capacidade para fazer os esforços necessários. Existem também limitações em termos de conhecimento e de recursos. Existe a falta de liberdade na minha vida mental. O reconhecimento disto leva-me a admitir o meu desamparo.


O próprio reconhecimento revela um grau de maturidade. Eu procuro desenvolver a maturidade invocando a graça, o invisível e o inantingível, algo que torne as coisas possíveis. Eu invoco a graça do Senhor para aceitar as coisas que não posso mudar. Os meus arrependimentos, as minhas preocupações e a raiva, o caminhar para a depressão, ganham força através da minha incapacidade de aceitar e de compreender o passado.


Oh Senhor, culpabilizei uma série de factores, pessoas, situações, o tempo, os lugares e a sociedade. Se calhar, tudo isto me ajudou a chegar ao ponto em que eu consigo rezar. Apercebo-me que não devo culpabilizar alguém e nem a mim mesmo. Que eu possa aceitar graciosamente e totalmente aquilo que eu não posso mudar. Posso mudar as minhas atitudes e trabalhar pela compreensão necessária. Posso trazer uma ordem melhor para a minha vida pessoal. posso fazer o esforço que for necessário. Oh Senhor, que eu tenha a vontade e o esforço para mudar aquilo que posso. Que eu possa saber aquilo que posso e não posso mudar.


Frequentemente desperdiço a minha energia e o meu tempo a tentar mudar aquilo que não posso mudar. E quando devo mudar aquilo que realmente posso, já estou cansado. Estou empobrecido em termos de vontade, energia, esforço e capacidade para me esforçar. Que eu tenha o conhecimento para saber a diferença entre as duas: o que posso e o que não posso mudar.


Uma a uma, descobre as coisas que queres mudar, faz uma lista delas:
Gostaria que o meu pai tivesse uma atitude diferente. Gostaria que a minha mãe tivesse uma resolução mental diferente e mais disciplina pessoal. Gostaria de ter estudado mais. Gostaria que a minha casa fosse uma casa de verdade. Gostaria de ter entendido o valor dos valores. Gostaria de ter sido mais disciplinado. Gostaria de ter dado mais atenção aos conselhos que me foram dados repetidas vezes. gostaria de não ter conhecido determinada pessoa. Gostaria de não ter feito determinada acção. Gostaria de ter feito determinada acção. Gostaria de me ter preparado com algumas competências e melhores títulos. Gostaria de ter nascido com outro signo astrológico. Gostaria de ter nascido um homem. Gostaria de ter nascido uma mulher. Gostaria de nem ter nascido de todo.


Quanto ressentimento e quantos desejos inúteis!


Oh Senhor, ajunda-me a entender intimamente a inutilidade destes desejos, ajuda-me a abandonar cada um deles.



Retirado do livro Morning Meditation Prayers, por Swami Dayananda Saraswati, e traduzido por Ricardo Viegas.

Sem comentários: