Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de maio de 2014

NATARÁJÁSANA - POSTURA DE SHIVA, SENHOR DA DANÇA


Continuação da sessão fotográfica integrando o yoga no espaço abandonado do Palácio Fonte da Pipa, na companhia do excelente fotógrafo Nuno Borges e a amiga yogini Mónica Chan.

Natarajasana (sanscrito: नटराजासन; transliterado: Naṭarājāsana) ou Postura de Shiva Nataraja o Rei Dançarino / Senhor da Dança.
“Nat” é relativo a dança, “raja” é de natureza real. Shiva Nataraja é o Senhor da dança cósmica da criação, preservação, e dissolução. Nataraja é um exemplo clássico de como as culturas ancestrais expressavam as suas verdades profundas através de símbolos ou ícones, que trascendem a nossa mente racional e lógica e comunicam diretamente com a inteligência intuitiva, símbolos que uma vez contemplados nos remetem para o coração das experiências de conhecimento puro. A dança representa a vida, qual dança com os seus altos e baixos, desafios e recompensas, equilíbrio e desiquilíbrio, ritmo, tempo e suspensão, assim seguem os ciclos do dia e da noite, a mudança de estações, o nascimento, crescimento, envelhecimento e morte. No entanto, na causa de todo este movimento reside a plenitude e tranquilidade absoluta, testemunhando os inúmeros ciclos de mudança, mas livre de associação com estes, permanecendo pura e invariável. Consciência não manifesta como causa existencial da consciência manifestada, este é o paradoxo expresso pela postura de Shiva Nataraja, convida-nos a experienciar a quietude dentro do movimento, e a perceber a dança contida na quietude. As escrituras de auto-conhecimento não-dual afirmam que tu és Shiva, que o indivíduo é o absoluto, que criador e criação não estão separados, o Ser é ilimitado, consciência pura. Este ásana expressa esta mesma consciência numa atitude dinâmica, poderosa, e serena. Praticá-lo mantém o coração elevado, alegre e vivo, cultivando coragem e estabilidade, qualidades fundamentais para despertar o coração para o processo de crescimento e expansão. Harih Om

Sem comentários: