Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de maio de 2014

YOGA NIDRÁ - SANKALPA: A RESOLUÇÃO INTERIOR PARA A MUDANÇA CONSTRUTIVA


SANKALPA: A RESOLUÇÃO INTERIOR PARA A MUDANÇA CONSTRUTIVA (Yoga Nidra)

Sankalpa é uma palavra em sanscrito que significa resolução. É um estágio muito importante do YN e um metodo poderoso para redifinir a personalidade e as direcções que tomamos na vida através de linhas positivas e construtivas. Se estivermos esclarecidos acerca dos objectivos que pretendemos realizar em vida, o sankalpa funcionará como o criador do nosso próprio destino. Independentemente do objectivo que pretende realizar, a mente pode ser treinada com sucesso através desta técnica bem simples, mas é fundamental ter uma direcção bem definida.

Normalmente, a maioria dos seres humanos andam ao sabor da corrente, ignorando a direcção a realizar nas suas vidas porque são constantemente conduzidos, forçados a participar numa vida que foi pensada por outros, condicionada. O sankalpa assume a forma de uma afirmação mental que é impressa na mente subconsciente quando esta se encontra receptiva e sensivel para a autosugestao durante o YN. O sankalpa é eficaz quando a mente está calma e tranquila, e não quando esta está intelectualmente activa. Existe um momento no inicio e no fim da prática destinado ao sankalpa, no inicio ele actua como uma semente que é lancada na mente, e no final, actua como uma planta que é irrigada e se desenvolve.

Sankalpa é uma determinacao para ser-se algo ou fazer-se algo na vida. Para que o sankalpa produza realmente efeito, é necessario que este seja mentalizado com imensa vontade e sentimento. Se o sankalpa ficar efectivamente enraizado na mente subconsciente, este irá eventualmente manifestar-se progressivamente nas camadas da mente consciente e produzir a mudanca desejada em termos de personalidade ou de realização na vida diária.

Apesar de poder ser utilizado para fins terapeuticos, o sankalpa propõe-se derradeiramente a propósitos maiores, como a auto-realização ou o samadhi. O real objectivo do sankalpa nao é satisfazer desejos, mas reforçar as estruturas mentais, influenciar e transformar todo o padrão de uma vida, nao só fisicamente, mas mentalmente, energeticamente, emocionalmente, e espiritualmente. O sankalpa deve ser escolhido com muita atenção. As palavras devem ser claras, objectivas, precisas quanto ao seu sentido, caso contrário não penetrarão na mente subconsciente. Estes são alguns exemplos de sankalpa que podem ser usados: vou despertar o meu potencial espiritual; vou ser uma força positiva para a evolução dos outros; vou ter sucesso em tudo a que me dedico; vou ser mais atento e eficiente; vou ser totalmente saudável.

Escolhe o teu sankalpa de acordo com a tua real necessidade e natureza, sem apressar, espera até que esteja bem claro o objectivo que desejas cumprir na vida. Uma vez encontrado, não deve ser substituido por outro, deve ser mantido ao longo das práticas até que eventualmente se manifestem resultados nos variados niveis da vida consciente. Não estejam a espera de resultados imediatos, cada resolução levará o tempo necessário a se manifestar de acordo com a natureza da transformação pretendida. O resultado dependerá sempre da sinceridade e sentimento profundo de alcançar o objectivo do sankalpa.

Sem comentários: