Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de maio de 2014

ÚRDHVA PASCHIMOTTANÁSANA - POSTURA DO OESTE (ELEVADA)



Continuação da sessão fotográfica integrando o yoga no espaço abandonado do Palácio Fonte da Pipa.

O nome deste ásana tem origem nas palavras em sânscrito paschima (पश्चिम, paścima), que significa “oeste”, “atrás”, ou “a parte de trás do corpo”, e uttana (उत्तान, uttāna) que significa “alongamento intenso” ou “extensão", e ásana (आसन) significa “postura” ou “assento”. Esta é uma das mais antigas e importantes posições do Hatha Yoga, sendo referenciada em escrituras antigas, como a Hatha Yoga Pradípika, do Yogi Svátmaráma, ou na Shiva Samhita. Este ásana é atribuído ao sábio yogi Gorakshanatha.

Paschima significa literalmente Oeste, e representa toda a parte de trás do corpo desde a cabeça até aos calcanhares. A parte anterior do corpo, , ou parte Este, vai desde a face até aos dedos dos pés. Paschimuttanásana é uma flexão frontal icónica que tem tanto de intensidade quanto de humildade e simplicidade. A permanência nesta postura massaja o coração, a coluna vertebral e os orgãos abdominais, sendo o sangue nestes renovado, trazendo uma sensação de frescura aos orgãos internos, e o relaxamento da mente. O alongamento acentuado da região pelvica oxigena o sangue nesta região e potencia a absorção dos nutrientes contidos no sangue por parte das glândulas gónadas. Este facto promove a vitalidade e combate a impotência sexual. Simbolicamente, este asana representa o abandono do passado.

Tudo o que aconteceu na vida antes contribuiu para o que experienciamos no momento presente. O reconhecimento humilde deste contributo vem acompanhado da libertação desses mesmos frutos do passado, para que a dádiva que é o momento presente possa ser vivida em pleno.

Na fotografia apresentamos uma variante desta posição, o urdhva (elevado, para cima) mukha (face, rosto) paschimuttanásana (postura do oeste). Esta variante permite potenciar os aspectos energéticos deste ásana que representado de forma tradicional, com as pernas alongadas, se manifesta com especial incidência sobre o manipura chakra, na região da barriga, e no svádhistana chakra, na região pélvica, e assim com o apoio sobre a base da coluna, activa fortemente o chakra base, o muladhara, brilhando na forma de equilíbrio, confiança, contacto e ponderação.

Sem comentários: