Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PRÁNÁYÁMA - PRÁNA VAYUS: OS 5 TIPOS DE ENERGIA VITAL


Prána-vayus: os 5 tipos de energia vital

Prána é normalmente traduzido como respiração / fôlego / alento, no entanto esta é apenas uma das suas muitas manifestações no corpo humano. Se a respiração parar, também a vida pára. Na Shiva Samhita é chamado de vayu-sádhana (vayu: vento, sopro, respiração; sádhana: prática ou busca).

Os sábios indianos sabiam que todas as funções do corpo eram desenvolvidas por 5 tipos de energia vital (prána-váyus), todos estes são conhecidos genericamente como prána, mas a acepção do termo aqui refere-se ao particular: prána, apána, samána, udána, e vyána. Estes são aspectos específicos de uma só força cósmica vital.

O Prána move-se na região toráxica e controla a respiração, absorve a energia atmosférica vital.
Apána move-se no baixo ventre e controla a excreção de urina, sémen e fezes.
Samána atiça o fogo interno, favorecendo a digestão, e mantendo harmoniosamente as funções dos orgãos abdominais. Integra a totalidade do corpo denso humano.
Udána trabalha através da garganta, na laringe e faringe, controla as cordas vocais, a absorção de ar e de comida.
Vyána pervade todo o corpo, distribuindo a energia derivada da comida e da respiração através das artérias, veias e nervos.

No pránáyáma, o prána-vayu é activado pela inspiração, e o apána-vayu pela expiração. O udána-vayu eleva a energia a partir da base da coluna até ao cérebro. O vyána-vayu funciona essencialmente como o meio pelo qual o prána e o apána transferem energia de um para o outro.

Sem comentários: