Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de maio de 2014

YOGA NIDRÁ - SIMBOLOS DO INCONSCIENTE: LIBERTAÇÃO DOS SAMSKARAS


SIMBOLOS DO INCONSCIENTE: LIBERTAÇÃO DOS SAMSKARAS

A técnica de visualização no Yoga Nidra (YN) é uma pratica importante para desbloquear os conteúdos armazenados na mente inconsciente que, normalmente, se manifestam durante os sonhos. Nos Yoga Sutras de Patañjali diz: "Svapnanidrajnanalambanam va" Quando a mente é provida de conhecimento sobre os estados de sono e de sonho, a estabilidade e alcancada. (I:38). É necessário compreender a natureza do estado de sonho de modo a compreender profundamente o uso das visualizações no YN.

A mente humana está a sonhar constantemente, mesmo quando está acordada. Não tomamos consciencia desse facto porque uma vez acordados, as funções sensoriais estão direccionadas para o mundo externo. Assim que o foco mental é retirado dos orgãos dos sentidos e relaxa, comecamos a testemunhar os sonhos.

Tudo o que experienciamos através dos sentidos ou pensamentos, cria uma impressão/registo na mente. As experiencias de vidas passadas, da primeira infancia, ou da maturidade, estão todas registadas na mente inconsciente (samskaras). Atraves das práticas de yoga ou meditação, é recorrente nos praticantes que os conteúdos da mente inconsciente comecem a manifestar-se.

A informação armazenada na mente inconsciente encontra-se registada sob uma forma simbólica, implicando um espectro bem mais amplo de informação. Dai que estas impressões podem ser reactivadas na mente consciente sem ter de haver uma relação directa com a experiencia que originou o registo na mente insconsciente. De acordo com os samskaras, com os condicionamentos sociais, religiosos, educação, cultura, acções e reacções, os diferentes simbolos que resultam da nossa experiencia de vida formam o conteudo da mente inconsciente. Essas impressões não podem ser normalmente acedidas pela mente consciente porque a atenção está focada no mundo externo, no entanto, quando invocadas durante o relaxamento profundo, consegue-se estabelecer a ligação entre o foco no estado de vigilia e o inconsciente.

Sem comentários: