Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de maio de 2014

YOGA NIDRÁ - A ARTE DO RELAXAMENTO / OS 3 TIPOS DE TENSÃO


A ARTE DO RELAXAMENTO

O derradeiro problema que afeta a humanidade atualmente não é mais a fome, a pobreza, as drogas, ou o medo da guerra. É a tensão, hipertensão, e tensão total. Se souberem como se libertar da tensão, conseguirão superar os obstaculos nas vossas vidas. Se conseguirem gerir as vossas tensões, podem controlar as vossas emoções, raiva ou paixões. Podem prevenir complicações cardiacas ou digestivas, diabetes, enxaquecas, ulceras, pressao arterial alta, asma, leucemia, problemas de pele, ou angina de peito. Estas doencas psicossomaticas derivam todas de tensões acumuladas no corpo ou na mente.

OS 3 TIPOS DE TENSÃO

Em toda e qualquer circustancia se produz um determinado tipo de tensão. Se dormes demasiado ou não dormes de todo, isso produz tensão; se trabalhas demasiado ou não trabalhas de todo, isso produz tensão; se praticas desporto ou não praticas de todo, isso produz tensão; se tens uma dieta omnivera ou uma dieta vegetariana, ambas produzem tensão; se praticas yoga para aliviar a tensão, então prepara-te para tambem acumular tensão através da prática. A tensão aplicada a todos os seres neste planeta comeca na pressão que a força da gravidade aplica sobre todos estes, e espalha-se a praticamente tudo o resto neste planeta que vivemos. Se uma planta apanha demasiado sol, ou passa demasiado tempo na sombra, sofre tensão; se a regares com demasiada água, ou com pouca água, sofre tensão; se uma rocha está exposta ao vento e á água do mar, ou pelo contrário, distante destes, sofre em qualquer das formas um tipo de erosão / pressão...

No que toca á espécie humana, as tensões acumulam nas diferentes camadas da personalidade humana (consciencia / subconsciencia / inconsciencia). Objectivamente, as tensões acumulam nos sistemas, muscular, mental, e emocional. Na visão do Yoga, não existe dissociação entre estes 3 tipos de tensão: se a mente está tensa, o estomago estará tenso também; se o estômago está tenso, o sistema circulatório estará tenso também, e sucessivamente, resulta em tensão emocional. É um ciclo vicioso de eventos de tensão.
Estas tensões que cada um sente individualmente contribuem para as tensões psicológicas colectivas, manifestando-se na forma de vida familiar infeliz, caos e desordem na vida social, agressão, violência, medo e guerra entre os demais, comunidades e até nações inteiras. Por isto é que o relaxamento das tensões acumuladas é um dos principais propósitos abordados na prática do Yoga. A mudança para um mundo pacifico comeca naquela que aprende a relaxar e a harmonizar o seu próprio corpo, mente e emoção, aquele que encontra a paz em si mesmo.
A visão yoguica, tal como a psicologia moderna, enumera 3 tipos de tensão que são responsáveis pelas agonias da vida actual:

Tensões Musculares estão relacionadas com o equilibrio do corpo fisico, do sistema nervoso, e do sistema endócrino. Estas tensões podem facilmente ser removidas através do relaxamento fisico profundo desenvolvido no estado de Yoga Nidra;

Tensões Emocionais, que derivam da dualidade emergente dos opostos, como o amor e o ódio, o sucesso e o fracasso, o ganho e a perda, a felicidade e a tristeza, são mais dificeis de erradicar. Estão muitas vezes reprimidas, profundamente enraizadas, e dai que nos recusamos por vezes a reconhece-las. Não é possivel libertar estas tensões através do sono ou relaxamento vulgares, enquanto o Yoga Nidra tem a particularidade de tranquilizar toda a estrutura emocional da mente;

Tensão Mental é o resultado de excesso de actividade mental. A mente é um remoinho de pensamentos, fantasias, associações, oscilações, memórias, confusões, simbolos, que ao longo da vida e da experiência que vivenciamos, vão sendo impressos pela consciência no corpo mental. De tempos a tempos, o "disco rigido" da mente fica cheio, e explode, afectando o corpo, a mente, o comportamento e as nossas reacções. Quando estamos irritados ou zangados, normalmente atribuimos a responsabilidade a uma causa superficial, não lembrando que a real causa para esse comportamento anormal reside nas tensões acumuladas no plano mental. O Yoga Nidra é a ciencia do relaxamento que nos permite mergulhar profundamente nas matrizes subconscientes e inconscientes da mente, para desta forma libertar a tensão e restabelecer a harmonia nas demais camadas do ser.

Sem comentários: