Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de maio de 2014

YOGA NIDRA - O TREINO DA MENTE: CRIATIVIDADE, RECEPTIVIDADE, COMPREENSÃO DA NATUREZA


YOGA NIDRA - O TREINO DA MENTE: CRIATIVIDADE, RECEPTIVIDADE, COMPREENSÃO DA NATUREZA

Muitas das descobertas verdadeiramente criativas da humanidade, nas áreas da ciência, arte, música ou religião, foram acedidas durante flashes criativos de intuição que podem ser compreendidos como aquelas experiências que ocorrem quando o que o conhecimento inerente ao inconsciente sobressae no consciente. Existem vários exemplos disso: Newton e a descoberta da força da gravidade enquanto ele relaxava debaixo de uma macieira; as pinturas que Van Gogh afirmava chegarem-lhe em sonhos; Mozart compôs uma sinfonia completa enquanto repousava no banco da sua carruagem; Einstein desenvolveu a sua percepção sobre a relatividade enquanto se vizualizava a caminhar sobre um raio de sol. Estes revelam exemplos de pessoas que se permitiram relaxar profundamente de forma a que estas imagens ou formas da mente inconsciente se manifestaram como soluções para os seus problemas ou buscas particulares. As camadas mais profundas da mente contém as respostas para as questões com que vivemos, mas devemos procurar que estas se manifestem mantendo total desapego das mesmas. Uma das caracteristicas que distingue a genialidade e a habilidade para produzir imagens em abundância. As criancas possuem esta habilidade, mas tendencialmente é reprimida conforme vão sendo mais condicionadas pela sua experiência mundana.

Na vida diária, a mente das pessoas encontra-se focada no mundo externo, e assim não está muito receptiva para perceber as expressões manifestas pelo inconsciente, mas durante o YN a mente torna-se bastante mais receptiva. Durante a prática, existe um momento em que a mente se funde entre o estado consciente e inconsciente, e este é o momento para se introduzir impressões criativas na mente. A receptividade é desperta no momento em que a dispersão e distracção mentais são anuladas, e no YN isto é alcançado pelo despertar da estrutura emocional da mente. A convicção intelectual é um aspecto da vida humana. Estamos intelectuamente convencidos acerca do que é certo ou errado, mas temos de estar emocionalmente receptivos para assimilar verdadeiramente essa informação.

Numa determinada fase das nossas vidas, a maioria de nós revolta-se contra as regras estabelecidas, com a ordem politica e social. Esta resignação prende-se com o facto destes ideais que nos são colocados na mente são contrários à nossa real natureza. No Yoga, estas caracteristicas individuais manifestas nas respostas emocionais de cada um tem o nome de svabhava. Os hábitos, crenças, religiões, valores, podem ser mudados, mas a natureza é invariável. A natureza de cada um permanece com este ao longo de uma vida e será responsável pelos seus sucessos e fracassos. A natureza de cada um é expressa através de comportamentos espontâneos e não de comportamentos intelectuais. As crianças são verdadeiramente espontâneas e por esse facto conseguem com grande facilidade experimentar os beneficios de uma prática de YN, no entanto, os adultos estão já bastante doutrinados de tal forma que o seu comportamento é raramente natural e espontâneo.

Sem comentários: