Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de maio de 2014

YOGA NIDRA: CONCEITO – ORIGEM – HISTÓRIA


YOGA NIDRA: CONCEITO – ORIGEM – HISTÓRIA

Yoga nidra é um método sistematizado para induzir o completo relaxamento fisico, mental e emocional. Neste conceito podemos entender o nome como Yoga - união entre o estado (avastah) de vigilia (jagara), sono (svapna), e sonho (sushuptam); ou atentividade focada sobre um ponto; e Nidra - sono consciente. Assim, Yoga Nidra pode ser definido como a arte do relaxamento consciente ou o estado de sono dinamico.

Este grupo técnico tem origem na prática tantrica de Nyasa (significa "colocar ou levar a mente para determinado ponto). Essa prática consistia em permanecer na postura sentada e envolvia o uso de mantras especificos que eram direccionados, sentidos ou experienciados em diferentes partes do corpo. Nyasa era uma forma de consagrar o corpo fisico para o prover de elevada atentividade / concentração, ou consciencia divina. Esta prática poderia resultar num ritual até 6 horas de duracao.

As técnicas de Yoga Nidra que se praticam na actualidade resultam do imenso contributo nesta área por parte de Swami Satyananda Saraswati, nascido em Almora, Uttar Pradesh, 1923. Em 1943 conhece o seu mestre, Swami Sivananda, em Rishikesh, e foi assim, que atraves do seu ensinamento e experiencia partilhada neste periodo, desenvolveu as técnicas sem o rigor tradicional do Nyasa no que toca ao dominio do sanscrito e dos mantras ritualizados, mas aproveitando ao maximo os beneficios desta tradição, podendo assim ser praticada por qualquer pessoa independentemente de cultura ou religiao.

No Raja Yoga (ou Ashtanga Yoga) de Patañjali é apresentado um grupo técnico chamado de Pratyahara (retraccao dos sentidos) , onde a mente e o foco mental são desassociados dos canais sensoriais. A atentividade é direccionada para o mundo interno, afastando-se das experiencias externas. Se percebermos que a consciencia não tem associação /dependencia directa da atenção ao mundo externo ou ao sono, incorremos no despertar de uma vibração sutil extremamente poderosa com capacidade para, por exemplo, desenvolver a memória, aumentar o conhecimento, expandir a criatividade, ou até participar activamente na transformação da sua propria natureza. Yoga Nidra é um aspecto de Pratyahara que conduz a estados elevados de concentração, meditação e samadhi.

Na mitologia hindu, o simbolo do Yoga Nidra é o Sri Narayana (Vishnu) relaxando num oceano de leite. Ele está deitado sobre uma serpente com mil cabecas, e a devi Lakshmi massaja os seus pés. Da sua barriga floresce uma flor de lotus, com Brahma, simbolo da inconsciencia e do não-manifestado, sentado sobre este. Esta analogia representa o manifesto do inconsciente durante a prática de Yoga Nidra.

Sem comentários: