Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PRÁNÁYÁMA - OS EFEITOS DO PRÁNÁYÁMA


Os Efeitos do Pránáyáma

Apesar da prática de ásana produzir efeitos semelhantes no corpo, o pránáyáma afecta a expansão rítmica dos pulmões, criando a circulação apropriada para os fluídos corporais dentro dos rins, estômago, fígado, vesícula e intestinos, na pele, e nos restantes orgãos.

O pránáyáma ajuda a manter a circulação sanguínea fluída, tonificando assim os nervos, o cérebro, a espinha dorsal, e os músculos cardíacos, contribuindo desta forma para a sua eficiência.

Na H.Y.P. (II:16-17), afirma-se que a prática regular de pránáyáma previne e cura doenças. A prática irregular, no entanto, pode resultar em episódios de asma, tosse, hiper-tensão, dores no peito ou coração, nos olhos e ouvidos, secura da língua, e rigidez bronquiolitica.
O pránáyáma purifica as nádis, protege os orgãos internos e células, e neutralisa o ácido lácteo, que causa fadiga e dor articular e muscular, permitindo uma recuperação rápida do corpo após esforço muscular intenso.

Favorece a digestão, o vigor, a vitalidade, a percepção e a memória. Liberta a mente dos condicionamentos físicos, aguça o intelecto, e ilumina o ser. A prática produz força e conhecimento. Diariamente, promove o sucesso e a consciência perfeita, purgando o praticante em relação ao medo da morte (Shiva Samhitá, IV: 17-18). O praticante experiencia o estado de serenidade, não se preocupa mais em relação às experiências do passado ou às expectativas para o futuro, permanece constantemente focado no momento presente.

Sem comentários: